Masmorra dos Renegados

Introduzida na versão 1.1.0, a Masmorra dos Renegados teve seu primeiro piso acessível em 2 de julho de 2018, o terceiro piso foi lançado em fevereiro de 2019.
Essa é a masmorra mais fácil de Grim Soul, composta por mapas gerados proceduralmente, garantindo que cada incursão seja diferente. Apesar disso, existem padrões fixos, como a quantidade de salas entre a entrada e o baú final: 11 salas no primeiro piso e 8 no segundo. Caminhos errados podem levar a salas sem saída, mas a estrutura geral se mantém. O terceiro piso é diferente, consistindo apenas em uma sala de espera e na arena onde acontece a batalha contra o General Gerhard Eisenborg, o Boss da masmorra.
Os inimigos seguem quantidades mínimas e máximas pré-definidas, tornando possível prever o consumo de recursos para sobreviver até o fim. Isso muda no modo Heróico, onde debuffs aleatórios e inimigos ressuscitando aumentam significativamente a dificuldade.
Modos de Jogo
A Masmorra pode ser enfrentada em dois modos:
- Modo Normal: Permite entrar e sair livremente, sem que os inimigos reapareçam. O limite de tempo é 8 horas.
- Modo Heróico: Mais desafiador, exige que você siga até o fim sem sair. Inimigos podem ressuscitar várias vezes . Além disso, você recebe dois debuffs aleatórios, que podem incluir redução de HP em 30 pontos ou inimigos com 15% de chance de esquiva. O tempo limite é 4 horas.
Acesso à Masmorra
Para entrar, é necessário ter uma Chave da Masmorra dos Renegados, obtida ao derrotar o Porteiro na Cabana do Porteiro (drop 100% uma vez por dia). Para acessar o segundo e terceiro piso, você precisa ter concluído a Cadeira de Tortura e ter torturado o Eremita dos Renegados ao menos uma vez.
Área da Superfície
A superfície da masmorra contém baús permanentes, cujo mapa não é resetado, ou seja, os inimigos mortos não reaparecem e os itens armazenados permanecem disponíveis. Essa área pode ser usada para armazenamento estratégico, permitindo guardar recursos antes de entrar ou descarregar um grande saque antes de fechar a Masmorra. Os baús da superfície podem ainda ser aprimorados para comportar mais itens.
Modo Normal
Primeiro Piso
O primeiro piso é simples e pode ser completado diariamente para um bom acúmulo de recursos. Os inimigos encontrados são:
- Soldado Leproso
- Criatura da Praga
- Possuído
- Renegado
- Profanador
- Bruxa
Esse piso é fácil e pode ser explorado sem medo, fique atento apenas as armadilhas, o ideal é desativar as que estiverem no seu caminho para evitar cair nelas durante uma fuga. Para os inimigos mais fracos, Maça ou Espada de Uma Mão (30-35 de ataque) são suficientes. Para os Renegados e Profanadores, armas como Espada Bastarda ou melhores são recomendadas. Há cerca de 5 Renegados e 2 ou 3 Profanadores no mapa, enquanto a Bruxa só aparece na sala final.
Segundo Piso
O desafio aumenta no segundo piso, onde Renegados são mais frequentes e surge um novo inimigo explosivo:
- Soldado Leproso
- Criatura da Praga
- Possuído
- Renegado
- Profanador
- Fanático (explode ao se aproximar)
- Profanador Furioso
- Bruxa
Aqui, desarmar armadilhas é ainda mais importante, pois cair em uma enquanto foge de um Renegado pode ser fatal. O Fanático carrega um barril de pólvora e explode ao chegar perto, causando 170 de dano. Apenas uma Armadura T4 ou acima pode impedir a morte instantânea. É melhor disparar um arco contra ele fazendo-o explodir, porém alguns preferem receber seu dano estando com armaduras mais robustas.
Devido à maior resistência dos inimigos, armas de 55+ de ataque são mais eficazes. Inimigos que demoram a morrer aumentam o consumo de cura e armadura, tornando armas como Claymores e Cimitarras mais eficientes.
Terceiro Piso – Gerhard Eisenborg

O terceiro piso contém apenas uma sala inicial e uma arena para a batalha contra o Mestre Gerhard Eisenborg, um dos chefes mais icônicos de Grim Soul.
Ao pisar na arena, o portão se fecha e só é possível sair após derrotar Eisen ou ao morrer. Quatro estátuas de pedra estarão presentes na sala. Cada uma representa um de seus guerreiros, que ganham vida conforme você reduz 20% da vida do Boss:
- Atorus – Usa uma Kriegmesser e entra em modo furioso ao atingir metade da vida, tornando seus ataques mais rápidos e fortes.
- Golund – Usa uma Claymore e Escudo de Ferro, bloqueando 2 de cada 5 ataques. Também entra em modo furioso ao atingir 20% de vida.
- Gidur – Usa uma Adaga Envenenada e pode envenenar você ao atacar. Fica furioso ao chegar em 40% de vida.
- Yaron – Usa um Atordoador. Não entra em modo furioso, mas pode atordoá-lo com seus ataques.
Estratégia para Enfrentar Eisenborg

A batalha exige paciência, pois Eisenborg é lento, mas poderoso. Seu machado causa dano massivo, e ele possui dois ataques especiais que exigem atenção:
- Ataque de Guilhotina
- Ele levanta o machado acima da cabeça e desfere um golpe frontal em área. A parte central é a mais perigosa, enquanto as ondas de choque em volta causam menos dano. Evite esse ataque correndo o mais longe que conseguir ao ver que ele levanta o machado.
- Ataque de Ondas de Choque
- Um golpe horizontal gera três ondas de choque consecutivas, cada uma causando cerca de 40 de dano em Armadura T5. Esse ataque não é telegrafado claramente, tornando a esquiva mais difícil. O melhor método é correr para trás dele ao iniciar a primeira onda ou, se não for possível, sair correndo para longe do alcance do golpe.
Equipamento e Itens Recomendados
- Armadura de Placas (T5) – Obtida nos pisos inferiores da masmorra.
- Armas de 60+ de ataque – Claymores e Alabardas são ideais para os guerreiros de Eisenborg.
- Adagas Envenenadas para Eisenborg – São rápidas e ignoram a armadura do Boss, com o veneno de 80 de dano.
- Escudo de Ferro – Se usar armas que permitem escudo, ele ajudará muito a mitigar o dano.
- 3 Packs de Cura (mínimo) – O ideal é levar mais nas primeiras tentativas. Com prática, é possível vencer usando menos de 1 pack.
Dicas Finais
Não subestime os capangas. Sempre elimine um antes de ativar o próximo, evitando lutar contra mais de um simultaneamente, cuidado quando eles entram no estado furioso. Você pode identificar quando isso acontece observando suas armas, elas ficarão com um brilho vermelho.
Evite rushar a batalha. Eisenborg é lento, então aproveite para se esquivar e atacar no momento certo.
Use armadilhas perto dos pilares da sala para prender os capangas temporariamente e eliminar um por vez. Isso é especialmente útil contra Yaron, que pode atordoá-lo e deixar você vulnerável aos golpes de Eisenborg.
Mantenha a luta no centro da arena. O corredor da sala é estreito e reduz seu espaço de fuga, tornando-o um alvo fácil para os ataques do Boss. No centro da sala você poderá fugir de um ataque especial para qualquer direção.
Modo Heróico
O Modo Heróico é uma versão muito mais difícil da Masmorra dos Renegados, não recomendada para exilados inexperientes. Antes de tentar este desafio, certifique-se de que consegue completar a masmorra no modo normal com facilidade. Ela só pode ser acessada após derrotar o Mestre Eisen no modo normal.
Diferenças do Modo Heróico
- Os inimigos podem ressuscitar diversas vezes.
- Não é possível sair pela entrada. Você só pode escapar pela saída final do piso.
- Se morrer, perde todos os itens que levou para sempre. A masmorra ficará bloqueada até o tempo de reset se esgotar.
Quando for sair de um piso da Masmorra tenha o cuidado de selecionar sair para a superfície. Isso porque ao entrar em um novo piso você não pode sair pela entrada, apenas pela escada final de cada andar. Ao terminar o primeiro piso por exemplo, se você selecionar ir ao segundo, terá que terminar o segundo piso apenas com os itens do inventário, sem poder se reabastecer. Isso só é diferente para o terceiro piso onde o acesso de entrada e saída é no mesmo ponto.
Além disso, quatro debuffs são ativados por run, sendo dois fixos e dois aleatórios.
Debuffs Fixos
- Ressurreição de inimigos – Qualquer inimigo morto pode reviver imediatamente e continuar atacando.
- Morte permanente – Se morrer, perde tudo e não poderá retornar à masmorra até o reset.
Debuffs Aleatórios
A cada nova run, dois dos seguintes debuffs serão aplicados:
- Ar Venenoso – Reduz seu HP máximo em 30 pontos.
- Chance de Esquiva – Inimigos têm 15% de chance de esquivar de seus ataques.
- Visão Aprimorada – Inimigos enxergam você a o dobro da distância normal.
- Muitas Armadilhas – Aumenta significativamente a quantidade de armadilhas nos pisos.
- Abertura de Baús Lenta – Baús demoram o dobro do tempo para serem abertos.
- Abertura de Portas Lenta – Portas levam o dobro do tempo para abrir.
- Abertura de Portas Próximas – Você precisa se aproximar muito mais das portas para conseguir abri-las.
- Velocidade de Movimento dos Inimigos – Todos os inimigos se movem o dobro da velocidade normal.
Os debuffs mais perigosos são Velocidade de Movimento e Penalidade de HP, seguidos de Chance de Esquiva e Visão Aprimorada. Os demais, embora incômodos, não impactam diretamente a velocidade da sua resposta aos perigos.
Como Lidar com os Debuffs?
Chance de Esquiva
Esse debuff aumenta drasticamente o consumo de recursos. Como ataques errados ainda reduzem a durabilidade das armas, você precisará de mais equipamentos e itens de cura, pois os inimigos demorarão mais para morrer, causando mais dano e aumentando o desgaste das armaduras.
Penalidade de HP
Ter 30 HP a menos pode não ser um grande problema no primeiro piso, mas no segundo torna a sobrevivência bem mais difícil. O maior perigo está nos Fanáticos, que explodem ao morrer. Se um Fanático reviver imediatamente após explodir, você pode morrer em sequência antes de conseguir reagir.
Visão Aprimorada
Esse debuff faz com que inimigos enxerguem você de muito longe, tornando furtividade quase inútil. Mesmo utilizando Poções de Sigilo, qualquer inimigo que esteja olhando na sua direção ainda o verá de longe. Esse efeito pode ser fatal ao abrir portas, já que muitos inimigos do outro lado podem ser atraídos simultaneamente.
Velocidade de Movimento dos Inimigos
Esse é um dos debuffs mais tensos, pois reduz o tempo de reação ao trocar equipamentos ou usar cura. Se um Renegado ou um Fanático vier na sua direção, você terá menos tempo para se preparar, aumentando as chances de cometer erros fatais.
Debuffs Menos Impactantes
Os outros debuffs, embora incômodos, não alteram diretamente o combate:
- Demora na abertura de baús/portas – Pode ser perigoso apenas se um inimigo reviver no meio do processo.
- Abertura de portas próximas – Pode atrair inimigos inesperadamente ao forçar você a chegar muito perto para abrir as portas.
- Muitas armadilhas – Pode ser ignorado se você usar Armadura do Dragão do Sol ou um gato com a habilidade de ignorar armadilhas, caso contrário fique atento. Armadilhas podem estar ao lado de paredes onde você não consegue enxerga-las.
A Batalha contra Gerhard Eisenborg no Modo Heróico
No Modo Heróico, Eisenborg e seus capangas também recebem os debuffs ativos, o que pode aumentar muito a dificuldade. Com exceção de Eisen, eles também podem ressuscitar e, se o debuff de esquiva estiver ativo por exemplo, você vai errar alguns ataques contra eles.
Apesar disso, a estratégia geral da luta não muda, mas pode ser interessante usar melhores equipamentos para compensar a dificuldade extra. Ter vários Guerreiros ao mesmo tempo no seu encalço deixa a luta mais tensa e destrói sua armadura.
Dicas para Derrotar Eisenborg no Modo Heróico
Poção de São Pedro – O tempo de duração da poção (4 horas) coincide exatamente com o limite da masmorra, sendo uma excelente opção para minimizar riscos.
Use uma Armadura T5 (Escamada) já no segundo piso. Para Eisenborg, Armadura de Templário vai proporcionar defesa extra o que pode ser suficiente para resistir até seus ataques mais fortes, além de te dar maior margem para lidar com alguns erros, se estiver inseguro vale a pena usar.
Utilize armas de dano elevado para finalizar inimigos rapidamente. Armas como Claymores e Alabardas são ideais, se afiadas, melhor ainda, você vai querer eliminar os capangas o mais rápido possível.
Arco de Gelo – Se possível, use esse arco contra Eisenborg. Dois disparos reduzem extremamente sua velocidade de ataque e movimento, facilitando a esquiva de seus ataques especiais. No entanto, esse arco é extremamente raro e só pode ser obtido em eventos limitados.
Apesar disso tudo, após inumeras incursões na Masmorra você vai se acostumar, além de aumentar suas habilidades com skill books. Tudo isso fará com que o desafio fique cada vez mais fácil. Uma hora você conseguirá fazer essa batalha com a armadura T5 sem maiores problemas, além de poder criar táticas específicas utilizando itens diferentes.
Recompensas da Masmorra
O loot de cada baú final de Masmorra pode ser muito interessante, mas depende de sorte. Você pode conseguir itens para terminar construções de bancadas como a Cadeira de Tortura, a Máquina Afiadora e o Estabulo. No modo heróico você consegue itens para melhorar o Santuário e desbloquear mais espaços para habilidades, além de conseguir alguns itens exclusivos que não aparecem no modo normal como o Escudo Atordoante por exemplo, além de peças do set de Gladiador.